ss ivani abreA Dra. Ivani José da Silva exibe o Título de Cidadã Benemérita, entregue pelo vereador Estevão Camolesi, em agradecimento aos relevantes serviços prestados em prol dos menos favorecidos. Foto: Oscar Jupiraci

Em reconhecimento à dedicação em ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade na região do ABC, especialmente em São Bernardo do Campo, no nordeste brasileiro e até na África, a Dra. Ivani José da Silva foi agraciada com o Título de Cidadã Benemérita, entregue pelo vereador Estevão Camolesi (PSDB), atual presidente do Legislativo, em uma sessão solene na noite de quinta-feira (29/09), no Plenário Tereza Delta.

ss ivani camolesi“Somos aquilo que damos aos outros, e só levaremos deste mundo o bem e a caridade que fizemos. Não são as conquistas materiais que tornam uma pessoa bem-sucedida. O sucesso verdadeiro está na paz de espírito e na alegria de viver”, declarou o vereador Estevão Camolesi em seu discurso na tribuna. Ele é autor do Decreto Legislativo nº 1.750/2022, que concede a honraria à Dra. Ivani José da Silva. Foto: Oscar Jupiraci

“Em um mundo egoísta e desafiador, precisamos de pessoas como a Dra. Ivani, que rompem a barreira da distância, que saem de si mesmas para pensar no outro e dão tudo de si na construção de uma realidade melhor.

Algumas vezes, pessoas assim sentem-se desamparadas e solitárias, com a sensação de andar na contramão do mundo, porque elas não são a regra, mas sim a exceção.

Quando encontramos alguém que faz algo pelo outro, temos que homenagear, reconhecer e agradecer, para que ela saiba que não está sozinha; que os beneficiados pelo seu serviço lhe desejam o bem. São essas pessoas que mudam o mundo; nos incentivam, inspiram e servem de modelo para que também façamos algo útil na Terra.

Que essa homenagem encoraje a Dra. Ivani a continuar na sua tarefa por longos, excelentes e produtivos anos, ajudando todos aqueles que encontrar pelo caminho, semeando generosidade por onde passar”, ressaltou o parlamentar em seu pronunciamento.

Ao agradecer, a Dra. Ivani revelou que nunca imaginou receber tal honraria. “Meu trabalho sempre aconteceu de forma natural, conforme a necessidade. Seja como biomédica ou como professora, minha intenção sempre foi dividir, e vivo com base nisso. Sou grata por este momento e pela possibilidade de chegar até aqui. Nossa vida tem um propósito e, quando conseguimos cumpri-lo, alcançamos aquilo que Deus planejou para nós. Somos multiplicadores e gostaríamos de motivar outras pessoas a serem cidadãos beneméritos também. É uma honra muito grande, mas sinto que não fiz nada mais que a minha obrigação”, afirmou. 

mosaico 1 A partir da esquerda, Dr. Maury Tanji, pastor Carlos Roberto Baptista Pinto e Izaura José Terassi. Fotos Oscar Jupiraci

mosaico 2 A partir da esquerda, Euclydes Ghedin Coelho, Caroline Montingelli Coelho e o pastor Antonio Constantino. Fotos: Oscar Jupiraci

Além de Camolesi e da Dra. Ivani, participaram da mesa de honra:

▪ o professor Dr. Maury Tanji, biomédico, representando o Conselho Regional de Biomedicina – CRBM 1;

▪ o pastor Carlos Roberto Baptista Pinto, presidente da ONG “Paz Para Todas as Nações” e do Ministério IECP – Igreja Evangélica Cristã Pentecostal, representando as Missões;

▪ a Sra. Fernanda Mucavele, representando as mulheres moçambicanas atendidas pela Dra. Ivani;

▪ a professora Izaura José Terassi, Diretora da Escola Estadual de Tempo Integral Antonieta Borges, vice-presidente da Associação Fidelidade de Assistência Social (ABF) e irmã da Dra. Ivani;

▪ o pastor Antonio Constantino Vieira, presidente da Assembleia de Deus em Valinhos, e

▪ Euclydes Ghedin Coelho, engenheiro, mestre em Administração de Empresas e empresário do ramo de transportes.

IVANI JOSÉ DA SILVA

ss ivani homenageadaFoto: Oscar Jupiraci

A Sra. Ivani José da Silva, são-bernardense, solteira, com 40 anos de idade, dedica sua vida a ajudar os menos favorecidos, tendo auxiliado pessoas no ABC, especialmente em São Bernardo do Campo, no nordeste brasileiro e até na África.

É a caçula de uma família de sete irmãos e foi criada por seus pais no Bairro Vila São Pedro em São Bernardo do Campo, com muito sacrifício e cuidados.

Desde cedo, acompanha sua família no cuidado com o próximo na Igreja e, com esse exemplo, cresceu querendo cuidar de pessoas. Assim, iniciou seu curso Técnico em Nutrição da Escola Técnica Estadual - ETEC Júlio de Mesquita, no período de 1999 a 2001.

Em 2003, iniciou sua graduação em Biomedicina na Universidade Metodista - UMESP, por meio de bolsa de estudos, a qual concluiu em 2006.

Ainda em 2006, participou do Projeto Piauí, realizado na cidade de Santana/PI, com a participação de vários profissionais da saúde da UMESP e médicos da Faculdade de Medicina do ABC.

Entre os anos de 2007 e 2008, como bolsista pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP, desenvolveu pesquisa sobre Dosagem de IgG Sérica Específica para Sorologia de Toxoplasmose Humana.

De 2008 a 2011, dedicou-se ao Mestrado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

Simultaneamente, de 2007 a 2010, trabalhou como coordenadora da área de saúde na UMESP, além de compor a equipe do Projeto Piauí em 2007; Projeto Quilombola de Eldorado/SP em 2008 e Projeto Social Guarujá/SP em 2009.

Nos anos de 2012 e 2013, atuou como Coordenadora de Unidade da DASA, que é a maior rede de saúde integrada do Brasil, coordenando posto de coleta e trabalhando com gestão de pessoas e de qualidade.

De 2013 a 2014, foi assessora científica nas áreas de Bioquímica, Coagulação, Imunologia e Hematologia, em diversos laboratórios do estado de São Paulo.

Sendo que, de 2012 a 2016, atuou também como docente da Universidade Ibirapuera, no curso de Biomedicina e nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia.

A partir de 2017 até os dias atuais, segue como docente na graduação e pós-graduação do curso de Biomedicina da Universidade Anhanguera, além de ser responsável pelo laboratório "Escola de Análises Clínicas" desta Universidade, e docente do curso de pós-graduação da Faculdade Cléber Leite.

Atende e cuida das crianças do Abrigo ABASC, localizado em Diadema; da Creche ABAS e da Creche ABEFOU, localizada em São Bernardo do Campo.

Além disso, foi missionária em Moçambique, na África, entre os anos de 2018 e 2019.

Mesmo em meio ao isolamento social, em 2020, ministrou aulas online e participou de entrevista na Jovem Pan News sobre os cuidados com a limpeza para evitar o coronavírus.

Nos anos de 2021 e 2022, conseguiu junto ao Projeto Paz para as Nações, ajudar crianças necessitadas em Juazeiro do Norte/CE, através de campanhas sociais.

Em 2022, foi escolhida para ser homenageada como Biomédica do Ano pelo Conselho Federal de Biomedicina no XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, V Congresso Internacional de Biomedicina e I Congresso Brasileiro de Biomedicina Estética.

(Fonte: Decreto Legislativo nº 1.750, de 15 de junho de 2022)

 

CLIQUE AQUI para ver as fotos desta sessão solene na Galeria de Imagens

CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta sessão solene

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.