mesa de honraOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de sexta-feira (15/09), o Padre Márcio Damião Pontes Alves, da Paróquia Santo Expedito e Santa Luzia, de São Bernardo do Campo, recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense. A iniciativa foi do vereador Henrique Kabeça (PSDB) e realizada nos termos do Decreto Legislativo nº 1.777, de 05 de abril de 2023, de autoria do vereador.

Compuseram a Mesa de Honra ao lado do vereador:

- Sra. Daniela Faustino, esposa do vereador;

- Sr. Márcio Damião Pontes Alves, homenageado;

- Marcelo Lima, deputado federal;

- Padre Francisco das Chagas;

- Diácono Everson;

- Jackeline Bonafé, assessora de governo, representando o prefeito Orlando Morando.

entrega tituloPadre Márcio recebeu o Título das mãos do vereador Henrique Kabeça e do deputado estadual Marcelo Lima. Foto: Oscar Jupiraci.

certificadosDurante a sessão, o vereador entregou honrarias a membros da Paróquia Santo Expedito e Santa Luzia em reconhecimento ao trabalho e dedicação que essas pessoas fazem na comunidade. Foto: Oscar Jupiraci.

Sobre o homenageado

O Sr. Márcio Damião Pontes Alves, também conhecido como Padre Márcio, nasceu em 14 de agosto de 1978, na cidade de Guarabira, no Estado da Paraíba.

É filho do Sr. Antônio Alves do Nascimento e da Sra. Maria de Fátima Pontes Alves.

Ainda quando criança, seus pais mudaram-se para Pirpirituba, onde viveu a maior parte da sua vida.

Estudou na Escola Nossa Senhora de Fátima (Dona Rita), Grupo Escolar Humberto Lucena e Colégio Augusto de Almeida.

Exerceu a função de coroinha quando o Pároco era o Padre Cicero e, em seguida, o Padre Paulo José.

Fez parte do grupo de jovens vocacionados e, em dezembro de 1996, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro para ingressar no seminário de uma Ordem religiosa de origem Espanhola (Orden de la Merced).

Em janeiro de 2000, foi transferido para Brasília, no Distrito Federal, para a segunda etapa de noviciado.

Em janeiro de 2004, foi transferido para cidade de São Paulo, para a última etapa do sacerdotal.

Em 8 de dezembro de 2007, foi ordenado padre na cidade de São Paulo pelo então Cardeal Dom Odilo Scherer. Após a ordenação sacerdotal, foi designado para a cidade de Brasília, no Distrito Federal, como pároco e superior da cúria provincial, onde viveu e trabalhou por 12 anos.

Em 2020, foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro, onde foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

Em dezembro de 2020, pediu transferência para a cidade de São Bernardo do Campo, onde atualmente é Pároco da Igreja Santo Expedito e Santa Luzia.

O Padre Márcio possui licenciatura em Filosofia, bacharel em Teologia e Administração de Empresa e pós-graduação em Psicanálise Clínica.

Com informações do Decreto Legislativo nº 1.777/2023.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

▶ O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

▶ A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE