abreO homenageado (ao centro) ao lado do vereador e seus convidados. Foto: Assessoria vereador Eduardo Tudo Azul.

Na noite da última terça-feira (19/03), foi realizada no Plenário Tereza Delta da Câmara Municipal sessão solene de outorga da Medalha João Ramalho ao Sr. Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP - Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região. A iniciativa foi do vereador Eduardo Tudo Azul (PSDB) e realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.810, de 21 de fevereiro de 2024, de autoria do vereador.

Fizeram parte da mesa de honra, além do vereador Eduardo Tudo Azul, presidente da comissão organizadora:

- Nelson Leme da Silva Junior, homenageado;

- Alessandro Puglia, mestre de judô, faixa preta e ex-presidente da Federação Paulista de Judô;

- Mauzler Paulinetti, secretário executivo da Associação Secretários de Esporte do Estado de São Paulo;

- William de Freitas, do Judô Gulô;

- Henrique Guimarães, judoca olímpico, medalhista das Olímpiadas de Atlanta de 1996;

- Jobert Minhoca, vereador de Santo André.

“Para mim, a Medalha João Ramalho é a maior honraria da cidade de São Bernardo do Campo. Ela traz um escopo um pouco diferente porque João Ramalho foi um dos fundadores da nossa cidade e quando essa medalha foi criada por um ex-vereador, foi considerada uma das maiores honrarias, quiçá a maior honraria que esse Poder Legislativo pode conceder ao seu homenageado. Falar sobre essa homenagem é também falar um pouco sobre o CREF, que tem uma grande significância para o profissional de educação física. Eu não sou educador físico, sou advogado, mas fui gestor da minha classe aqui na cidade de São Bernardo do Campo e ali eu entendi o quão significativo é trabalharmos em prol da nossa classe e vejo que vocês fazem isso de uma maneira brilhante. A criação do CREF deu oportunidade para que vocês pudessem organizar a classe e o profissional de educação física de uma maneira mais qualificada. Profissional este que, através de um projeto que se tornou lei aqui em São Bernardo do Campo, agora é reconhecido também por este Poder Legislativo. Para minha surpresa, esta lei não existia para homenagear um profissional de extrema relevância para a sociedade de modo geral”, destacou o parlamentar em seu pronunciamento. Eduardo se refere à comemoração do “Dia do Profissional de Educação Física”, aprovada através da Resolução n° 3.398/2023, de sua autoria.

medalhaNelson Leme da Silva Junior recebe a Medalha João Ramalho das mãos do vereador Eduardo. Foto: Assessoria vereador Eduardo Tudo Azul.

Sobre o homenageado

O Sr. Nelson Leme da Silva Junior nasceu em 12 de maio de 1969, no município de Rio Claro, estado de São Paulo.

É filho do Sr. Nelson Leme da Silva, em memória, e da Sra. Vera Lygia Adorno Leme da Silva. É casado com Ana Lucia Freschi Leme da Silva e pai de Gabriel Freschi Leme da Silva.

Sua educação foi trilhada na escola pública desde o ensino fundamental até a universidade, formando-se na 5º turma do curso de Educação Física da UNESP de Rio Claro.

Além disso, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Ouro Fino, pós-graduação em Gestão Pública pela UFSCar e pós-graduação em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano.

Durante a faculdade, teve a oportunidade de estagiar na Escola Municipal Prof. Elpídio Mina, momento em que se afeiçoou pela Educação e decidiu trilhar carreira nessa área. Chegou a se tornar titular de cargo na escola em que estagiou como Diretor. Atualmente, atua na Supervisão de Ensino da Rede Municipal de Ensino e acumula 31 anos de experiência no serviço público.

Nelson Leme é apaixonado pelo esporte, tendo conquistado a faixa preta no Judô.

Entre as suas experiências no mundo administrativo do esporte, vale destacar que foi membro do Conselho Nacional de Esportes e do CONDESPORTO, que faz parte da FIESP. Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Esportes da Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo. Além disso, foi Diretor de Esportes da Prefeitura Municipal de Rio Claro e técnico esportivo da Secretaria Estadual.

Sua dedicação à Educação Física e ao esporte o levou a assumir o cargo de conselheiro do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF4/SP) a partir de 2009. Três anos depois, tornou-se vice-presidente do Conselho e, atualmente, está à frente da presidência do CREF4/SP.

Como presidente do CREF4/SP, desempenhou um papel significativo na defesa dos interesses de São Paulo tanto na ALESP quanto no Congresso Nacional. Sua dedicação ficou evidente nos esforços para reabrir academias durante a pandemia da Covid-19, em sua dedicação para o maior reconhecimento dos Profissionais de Educação Física na área da saúde e para garantir a aprovação da Lei da Essencialidade na cidade de São Paulo. Essas notáveis conquistas políticas são apenas alguns exemplos das suas contribuições.

Adicionalmente, vale destacar o seu compromisso em descentralizar o atendimento do Conselho, por meio do estabelecimento de seccionais em todo o estado de São Paulo.

Já foram criadas seccionais em Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto. Em breve, também será inaugurada a de São José dos Campos e Presidente Prudente.

Ainda em relação as seccionais, destacam-se as recém-inauguradas de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, sendo a de Campinas a primeira seccional descentralizada do CREF4/SP, que atende a 4.472 Profissionais Pessoa Física e 468 Pessoas Jurídicas do município de Campinas, bem como, atende a 23.456 Profissionais Pessoas Físicas e 2.634 Pessoas Jurídicas da região metropolitana de Campinas.

Somente nessas ações de descentralização, o investimento passa da casa dos 20 milhões de reais, o que ainda aufere riqueza para essas cidades, pois muitos profissionais se deslocam para a seccionais fazendo os recursos circularem pelas cidades.

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.810)

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

 A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa