ss aventureiros abreNa tarde de sábado (13/04), O Plenário Tereza Delta sediou a sessão solene em comemoração ao Dia dos Clubes de Aventureiros. Inspirado em seu "irmão mais velho" - o Clube de Desbravadores - o Clube de Aventureiros é um programa educativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, criado em 1972, semelhante ao Escotismo, exclusivo para crianças de 6 a 9 anos. Foto: Aventureiros Amigos do Coração/Instagram

As crianças inscritas no programa educativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), e seus acompanhantes, estiveram no Plenário Tereza Delta na tarde de sábado (13/04) para participar da sessão solene alusiva à data, presidida pelo vereador Julinho Fuzari (Cidadania), nos termos da Resolução nº 3.266, de 18 de novembro de 2020.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. O parlamentar iniciou sua fala citando Provérbios 22:6 para afirmar que “é isso que o Clube de Aventureiros faz”. Ele explicou que “a solenidade é um reconhecimento do trabalho em incutir nas crianças valores que vão permear toda a sua trajetória de vida e contribuirão para torná-las cidadãos exemplares. Perseverem nesta missão”, concluiu.

Em conjunto com as famílias, os Clubes de Aventureiros oferecem oportunidades de aprendizado e descoberta, de utilização adequada de habilidades, o desenvolvimento da criatividade e a colaboração e a convivência em harmonia com os outros.

Para facilitar a compreensão e a prática das atividades, os Aventureiros são divididos em classes, conforme a idade: Abelhinhas (6 anos), Luminares (7 anos), Edificadores (8 anos) e Mãos Ajudadoras (9 anos), com uma série de requisitos a serem cumpridos ao longo do ano.

Existem também as especialidades, que correspondem a tarefas temáticas, divididas em: Artes Manuais, Habilidades Domésticas, Estudo da Natureza, Atividades Recreativas e Espirituais. A cada classe ou especialidade completada, eles recebem uma insígnia ou distintivo correspondente, colocado no uniforme.

ss aventureiros mosaico 2

A solenidade contou com a presença dos integrantes dos Clubes de Aventureiros Amigos do Coração; Arcanjos Kids; Estrelinhas; Falcões Kids; Formiguinhas, Clube Luz do Luar e Mensageiros Mirins. Fotos: Edson Botelho/Facebook e Aventureiros Amigos do Coração/Instagram

HISTÓRIA

ss aventureiros extraFoto: Aventureiros DAS – Oficial/Instagram

Foi em 1972 que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tentou, pela primeira vez, criar um programa específico para as crianças menores de dez anos. Isso aconteceu em Washington (EUA), sob a direção de Carolee Riegel.

Em 1975, outra Associação (a do Nordeste – EUA) realizou um programa focado neste grupo especial e, cinco anos mais tarde, várias Associações já estavam seguindo estes exemplos pioneiros. A ideia ganhou força e foi copiada em muitos outros lugares.

Em 1988, a Divisão Norte Americana convidou as Associações interessadas e pessoas especializadas em crianças para estudar a oficialização do Clube de Aventureiros. (Em algumas localidades já se usava este nome).

Uma comissão se reuniu, um ano mais tarde (1989) para atualizar o currículo, as Especialidades e estabelecer normas para a organização e funcionamento do Clube. Participaram deste trabalho líderes da Escola Sabatina infantil, educadores, coordenadores do Ministério da Criança (das Uniões e Associações), e outros especialistas em família e educação infantil.

No mesmo ano (1989), a Associação Geral oficializou as Classes dos Aventureiros (Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras), confirmando o trabalho feito por Teresa Reeve. Ela escreveu o currículo dos Aventureiros com o objetivo de “facilitar a criança partilhar sua fé, se preparar para esta vida e para a vida eterna”.

Em 1990, o plano piloto do Clube de Aventureiros foi iniciado nos Estados Unidos, na Divisão Norte Americana. Um ano depois, a Associação Geral o autorizou, como programa mundial, estabelecendo seus objetivos, currículo, bandeira, uniforme e ideais.

(Com informações do site da Igreja Adventista do Sétimo Dia)

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR:

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.